De Olho No Céu
SOL EM GÊMEOS
26 de Junho de 2023
Ha uma teoria exotérica que diz termos sido criados em pares e passamos a vida buscando nossa outra parte. Outras dizem que as almas gêmeas são um evento raro, como um presente aos melhores. Não posso afirmar se estão corretas, mas a Astrologia Sideral aponta a constelação de Gêmeos com um significado bastante semelhante.

Gêmeos é um signo gregário, não compreende a solidão porque jamais a pratica. Não há para eles o menor sentido em conhecer ou viver algo que não possa ser dividido, compartilhado. Buscam pessoas que estimulem sua imaginação e criatividade, e embora muito mentais, seu grau seletivo não obedece um racionalismo frio, são guiados pelas emoções. Gêmeos pensa com o coração e sente com o cérebro. Mais do que companhia, querem companheiros, e dentre eles sempre haverá aquele ou aquela que será ainda mais especial.

Representada no céu por um casal de mãos dadas, a constelação de Gêmeos tem suas estrelas principais, Castor e Pólux, formando as cabeças, em homenagem a esses incríveis irmãos mitológicos. Já escrevi muito sobre o mito.

Com a precessão dos equinócios, Gêmeos tornou-se o novo significador da família, evoluindo o conceito rígido de sacrifício, responsabilidade e autoridade patriarcal. Ela agora irá se formar por afinidades naturais, sem a obrigação dos vínculos de sangue. Passa a haver mais comunicação nos lares e a figura do pai não será mais a de um velho calado, mas muito mais companheiro, criativo e jovial. Já podemos ver um grande número de famílias assim atualmente. Gêmeos também passa a comandar a segunda parte da vida, a idade mais madura. Não haverá a velhice, pois ele encerra o conceito de terceira idade. O ser humano participa ativamente da sociedade até o fim da vida material.
O Par Ideal

Através de Gêmeos vamos compreender melhor o conceito de almas gêmeas, embora todos os signos, à sua maneira, representem o amor. Na ligação espiritual de Peixes, na paixão de Áries, na sedução de Touro, no romantismo de Órion, na sensibilidade de Câncer, na admiração de Leão, nos cuidados de Virgem, na busca por equilíbrio de Libra, na intensidade de Escorpião, na imortalidade de Ophiucus, no idealismo de Sagitário, na amizade de Capricórnio e até nas confusões de Aquário, quando o amor vira tudo de pernas pro ar. Mas é Gêmeos que configura o mais importante: o outro, pois sem ele não há nada, todo o resto fica perdido e sem sentido.

Não há uma relação exclusiva em Gêmeos com pares românticos, eles também podem ser irmãos, amigos ou qualquer outra forma de relacionamento. Nos mitos das divindades e na história humana tivemos vários exemplos que personificaram muito bem esse conceito. O que define o encontro dessas almas e seu sentido de vida na terra é sempre um trabalho em conjunto em pró dos outros seres humanos. Alguma contribuição que enriquece a sociedade. E embora sintam um prazer genuíno e afeição, Gêmeos não é dominado pelos sentimentos inferiores que destroem muitos relacionamentos: o ciúme, a vaidade e a possessividade. Sabem amar em liberdade, estando ou não na presença do outro. Seus sentimentos não são abalados por nada que os limite material ou fisicamente. A compreensão que os une, na visão que compartilham do mundo e de si mesmos, conectam suas emoções profundamente. Sentem-se amados por saberem que também são parte do outro e que juntos formam apenas um. “No amor, um mais um é igual a um” é frase de um famoso geminiano, Jean Paul Sartre.

Se compararmos o amor ao inverno, enquanto muitos compram casacos, fecham portas e janelas; outros sentem medo e reclamam de seu rigor, os geminianos são os que guardam o trenó e os patins esperando ansiosamente sua chegada.
Como escrevo sempre, a energia das constelações é disponível a todos e não mais criando grupos específicos de personalidade. O sentido coletivo de pertencermos todos à mesma célula humana, vem acentuando-se cada vez mais. Não devemos portanto ver os signos apenas como uma referência pessoal, mas como códigos de sabedoria que contam a história da alma humana. Com Gêmeos em ascensão entra em alta o desenvolvimento das habilidades, o aperfeiçoamento. O diamante bruto que todos possuem começa a ser lapidado. É o signo do descondicionamento, que troca a séria preocupação pelo bom humor, a carranca pelo sorriso. Porque sabe que essa é uma maneira inteligente de conseguir ver o significado mais profundo das experiências, mesmo as mais difíceis. Se a realidade é imutável, assim é a verdade sobre ela. O caráter firme também pode ser flexível e tolerante sem distanciar-se do que é o certo.

Gêmeos gosta do conforto e do melhor que a vida material pode oferecer, mas porque ele sabe que também oferece ao mundo todos os seus dons, sem economizar nenhum. É um profissional valioso, possuidor de muitas habilidades, além de dinâmico e proativo. Praticamente “multiúso”. Ele cumpre suas responsabilidades, materiais e espirituais, evitando o acúmulo de carmas. Invariavelmente encontram a realização, pois esperam por ela com sinceridade, desejam com força e, o principal, sentem-se merecedores. E essa é sua grande lição para todos: quando se faz as coisas de forma excelente, dando o melhor de si, o universo irá recompensá-lo, pois essa é uma de suas leis mais poderosas.

Gêmeos sonha muito, especialmente com o amor ideal, mas seu intelecto crítico e objetivo jamais permite que fuja dos limites e torne-se uma obsessão. Sabem dividir, respeitam a liberdade do outro e é um dos signos de maior poder atrativo. Seu efeito não atinge apenas a esfera de relações afetivas e amigos, mas também são capazes de reunir grande número de pessoas em torno de projetos e ideias. Gêmeos não representa apenas um dom, mas o talento incomum que conquista a admiração e a confiança do mundo.
Há quem diga que Gêmeos é a indecisão, que são influenciáveis e mudam o tempo todo. São versões simplificadas e pouco profundas; erradas e injustas sobre eles. Não é porque observam a tudo e ouvem a todos que estão concordando. Seu pensar é independente e podem ser muito ríspidos e cortantes com os insistentes. Analisam com racionalidade os valores sociais. Sabem o quanto são relativos, por isso evitam os modismos culturais. Como um signo mutável, irão sempre confrontar todos os valores estáticos. Geminianos são revolucionários, vanguardistas da modernidade, porque amam o novo, as mudanças e o movimento. Quando há uma crise de qualquer natureza, material, emocional ou cultural, jamais se sentirão inseguros como a maioria, com medo de perder ou desejando voltar ao sentido de segurança do passado. Gêmeos não se prende aos padrões, nem os de sua própria criação. Ele encara a verdade, pois reconhece que as bases se quebram quando são falsas, sem solidez. Irão enfrentar as catarses da vida colocando-se à altura de cada situação, utilizando sua inteligência para analisar, concluir e mais uma vez apelando à sua natureza mutável, que os ajuda a passar pelas necessárias metamorfoses.

Essas são as únicas verdades permanentes em sua natureza. Como as estrelas que parecem fixas mas estão em constante expansão.

“A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo.” Jean Paul Sartre
Textos Anteriores
SOL EM GÊMEOS
26/06/2023
Sol em Libra
08/11/2021
Virgem
23/08/2020
Peixes
20/07/2020
Órion
10/06/2020
ASTROLOGIA GLOBAL
12/11/2019
O MITO
12/09/2019
Sol em Leão
13/08/2019
Sol em Câncer
05/08/2019
A DATA LIMITE
04/08/2019
Eclipse Solar
02/07/2019