De Olho No Céu
Peixes
20 de Julho de 2020
As Dimensões do Amor
A constelação de Peixes entra em cena em um novo momento da mitologia: quando os deuses se transformam e migram para outras formas e lugares devido à perseguição do demônio Tifão.
Como todas as culturas e raízes mitológicas, de onde extraíram muitas religiões, há a personificação do mal através de figuras monstruosas e espíritos malignos. Às vezes como alguma polaridade que equilibra a natureza, mas também como uma criação independente da divindade, numa força que busca seu espaço gerando o caos e a destruição. Temida também pelos deuses, que travam uma grande batalha, trazendo como consequência a evolução. Inserido num sistema misterioso, na lógica de uma fonte divina que ainda não conseguimos alcançar, mas sentimos e pressentimos como verdades que precisamos incorporar ou rejeitar.

A origem de todo mal representado na mitologia era Tártaro, regente dos terremotos e catástrofes naturais. Ao se unir com Gaia gera Tifão, regente dos ventos em sua forma destruidora, daí o nome “tufão”. Quando a natureza se revolta mostrando uma face cruel para os homens, assustando até os deuses. Vemos a personificação real dessa natureza nos episódios cataclísmicos do planeta. Correntes exotéricas espiritualistas acreditam que esses eventos destruidores são em grande parte criados e potencializados pelo volume de energias negativas dos seres humanos. Podem ser pensamentos, palavras ou ações apresentando suas consequências. No sentido contrário também exerce efeito, quando o volume de energia positiva gerado pelas mentes despertas e consciências mais elevadas, tem igual força em acalmar e até dissipar algumas formas violentas da natureza.
Conta a mitologia que Tifão em um de seus ataques de fúria, invade o Olimpo, fazendo com que os deuses fujam para o Egito, assumindo formas animais, e assim surgem as divindades como Hórus, Áton, Basset, Thoth e outros, apenas Atena adquiriu a forma humana. Mas após muita luta, Zeus consegue derrotá-lo com seus poderosos raios.

Pesquisadores e especialistas das grandes mudanças geológicas da Terra, apontam um período de grandes cataclismos há cerca de 9 mil anos, coincidindo com o surgimento da civilização do Egito.

O primeiro a ver Tifão foi Pan, que assutado transforma-se numa cabra marinha e foge para a água, único meio impenetrável para o monstro. O grito de Pan alerta Afrodite, que também foge para o mar com seu filho Eros.

Na forma de dois peixes, Afrodite e Eros atam-se por uma corda para não se perderem um do outro no fundo do mar. Dando forma ao signo que os representa, Peixes, o ponto de partida para compreender seu significado.
A mensagem mais bonita trazida pelo mito de Peixes é o fato do amor ser o primeiro a ser salvo perante a iminência da destruição. Nos leva a pensar o que somos no fim, qual a prioridade ao restar apenas um instante no tempo para decidir o que iremos levar. A resposta é o amor, sempre o amor. Pan em sua forma de cabra marinha, também associada à constelação de Capricórnio, salva Afrodite, a representante divina do amor e da beleza, que ao salvar seu filho, demonstrando que entre todos os amores, o da mãe por um filho é superior. Porque é puro e incondicional.

A água permanece como o elemento intocado pelo mal, o reino sagrado das emoções que submerge o amor como proteção e emerge como salvação, que aprendemos no ritual do batismo de Jesus.

Podemos também associar o mito de Afrodite aos mitos africano de Yemanjá e Oxum, à Iara dos nativos brasileiros, de Sedna dos povos polares e de Rukmini da Índia, a esposa que Krshna levou para o meio do oceano para protegê-la dos reis da terra.

Peixes é a primeira constelação iluminada pelo Sol na astronomia e para a astrologia sideral, apresentando como energia primordial o amor, e não mais a guerra. Guerras são sempre perdidas de algum ponto de vista, pois reforçam o sentido de dualidade. O amor é a união, dois que formam um.

A formação estelar mais importante da constelação de Peixes está no nó do laço que os une seus dois elementos. Formada por um sistema estelar binário, quando outra estrela surge para ajudar a que está morrendo, doando energia para que viva um pouco mais antes de sua explosão. Numa demonstração do quanto as estrelas não são apenas objetos físicos no espaço, mas tem inteligência e compaixão. A estrela que vem em auxílio também irá morrer na explosão, o que não a impede de ajudar mesmo assim.

Peixes apresenta ao homem a importância de viver o amor como prioridade, e não mais como um bônus opcional ou compensatório. A entrega em seu sentido mais profundo, que tem sido “afogado” há tanto tempo, emerge novamente para nos conduzir. Quando a única forma incorruptível é a água, as emoções e sentimentos precisam sintonizar-se de forma mais positiva e elevada.

Quando as pessoas se amam dentro de um sentimento puro e incondicional, formam conexões que, embora distantes, nunca irão se perder. Peixes mostra que alguns laços são impossíveis de desatar.

Peixes é o momento da soberania do amor, em que todas as outras considerações tornam-se tolas, uma perda de tempo. O que foi dito, as necessidades individuais, aparência e poder; o que é ilusão ou não, nada mais importa além do que é sentido profundamente. Em Peixes o amor só tem um movimento: a completude de sua existência, quando chega-se ao ponto da inconsciência e ultrapassa todos os limites.

Ele não procura entender ou explicar, apenas sente e sabe e, como diz a música que descreve tão bem o amor em Peixes: “A água corre onde não há perigo, onde o amor tem olhos e não é cego” - Damien Rice.
No cotidiano do mundo, o amor pisciano encontra sentido na amplitude de sua doação. Não costumam ser pessoas pregadoras de verdades e sermões sobre como a vida deveria ser. Sua relação com o mundo se traduz numa prática espontânea, fluida e natural, oferecendo ajuda sem julgar ou classificar nada. Até mesmo com sua presença, sem palavras, exerce um efeito naturalmente calmante e terapêutico.

Peixes é o movimento de amor que não sofre, não reclama e sabe esperar, porque compreende o amor além dos aspectos físicos e materiais. Lá no mundo dos sonhos e outras dimensões em que habita, ele e seu amado(a) estão sempre juntos e nunca se separam.

Seu comportamento também é formado por outros fatores componentes de Afrodite, Eros e Netuno, seu regente. Em sua constante busca pela felicidade, que é intangível, poderão desenvolver um amor pelo luxo e o conforto, levando-os muitas vezes a “ataques de luxúria”, numa mistura de autoritarismo com suscetibilidade. Mas são sensatos, como sempre afirmam, e por sua flexibilidade natural, serão tomados pela reflexão.

Embora conviva com todos, a energia pisciana pertence a outra dimensão, alguma parte do universo que nem eles mesmos conhecem, mas que sentem muito viva dentro de si, e procuram todos os artifícios que possam transportá-los, natural ou artificialmente, a esse mundo calmo e harmonioso.
Peixes representa a humanidade como seres de muitas dimensões, que precisam unir-se para emergir uma nova raça, compassiva e harmoniosa, puramente comandada pelo amor.
Peixes é um grande contador de estórias e exímio na arte da escrita, trazendo na Lua de Gabriel Garcia Marques um favorito.

13 Linhas Para Viver – Gabriel Garcia Marques

1. Gosto de você não por quem você é, mas por quem sou quando estou contigo.
2. Ninguém merece tuas lágrimas, e quem as merece não te fará chorar.
3. Só porque alguém não te ama como você quer, não significa que este alguém não te ame com todo o seu ser.
4. Um verdadeiro amigo é quem te pega pela mão e te toca o coração.
5. A pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca vai poder tê-lo.
6. Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiveres triste, porque nunca se sabe quem pode se apaixonar por teu sorriso.
7. Pode ser que você seja somente uma pessoa para o mundo, mas para uma pessoa você seja o mundo.
8. Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passar o tempo contigo.
9. Quem sabe Deus queira que você conheça muita gente errada antes que conheças a pessoa certa, para que quando afinal conheças esta pessoa saibas estar agradecido.
10. Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu.
11. Sempre haverá gente que te machuque, assim que o que você tem que fazer é seguir confiando e só ser mais cuidadoso em quem você confia duas vezes.
12. Converta-se em uma pessoa melhor e tenha certeza de saber quem você é antes de conhecer alguém e esperar que essa pessoa saiba quem você é.
13. Não se esforce tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperamos.

Abraços estelares!
Textos Anteriores
SOL EM GÊMEOS
26/06/2023
Sol em Libra
08/11/2021
Virgem
23/08/2020
Peixes
20/07/2020
Órion
10/06/2020
ASTROLOGIA GLOBAL
12/11/2019
O MITO
12/09/2019
Sol em Leão
13/08/2019
Sol em Câncer
05/08/2019
A DATA LIMITE
04/08/2019
Eclipse Solar
02/07/2019